Bem-Estar

Tirzepatida: remédio para diabetes que chega ao mercado em 2024 é mais eficaz que a famosa semaglutida

Além de melhor controle da glicose, Mounjaroe se mostrou mais eficaz para reduzir o peso dos pacientes diabéticos do que Ozempic e Wegovy

Por João Paulo Martins  em 22 de setembro de 2023

(Foto: Freepik)

 

Em meio ao aumento da procura pelo medicamento semaglutida, vendido sob as marcas Ozempic e Wegovy, da biofarmacêutica Nordisk, destinado ao controle do diabetes tipo 2 e usado como emagrecedor, um novo remédio deve chegar ao mercado em 2024, com eficácia superior ao que está “na moda” atualmente.

Trata-se do tirzepatida, vendido sob a marca Mounjaro e produzido pela biofarmacêutica Lilly. Ele é um tratamento injetável que ajuda o corpo a controlar a glicose no sangue após as refeições e a regular o apetite.

Segundo o site de notícias científicas Science Alert, o novo fármaco mostrou ser mais eficaz no controle do açúcar no sangue e levou a uma maior perda de peso em pacientes com diabetes tipo 2, em comparação com os outros dois tratamentos atualmente disponíveis para prescrição.

A tirzepatida é derivada de uma proteína com estrutura semelhante ao hormônio GIP (peptídeo insulinotrópico dependente de glicose), que estimula a liberação de insulina (hormônio que quebra o açúcar no sangue). Mas o novo remédio consegue também se ligar aos receptores de outro hormônio chamado GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon), que também induz a produção da insulina.

Portanto, é o primeiro medicamento “agonista hormonal duplo” (que se liga a dois receptores de hormônio e os ativa) a ser aprovado para tratar o diabetes tipo 2.

 

Quão eficaz é o Mounjaro?

 

Como a tirzepatida imita os efeitos de dois hormônios, talvez não seja surpreendente que os ensaios de pesquisa tenham descoberto que ela é mais eficaz do que a semaglutida, que atua apenas no GLP-1, explica o Science Alert.

Um ensaio de 40 semanas comparou dosagens de 5 mg, 10 mg e 15 mg de tirzepatida (todas aprovadas para uso) com 1 mg de semaglutida.

A conclusão foi que todas as doses do novo fármaco se mostraram mais eficazes do que a semaglutida na redução dos níveis médios de açúcar no sangue – com mais de 80% das pessoas tratadas atingindo os objetivos em relação à glicose.

Outro estudo, que durou um ano, descobriu que 15 mg de tirzepatida foram tão eficazes no controle dos níveis de glicose no sangue quanto a própria insulina injetável, muito usada por pacientes diabéticos, de acordo com o site especializado.

Outro benefício da tirzepatida para pessoas que vivem com diabetes tipo 2 é que ela auxilia na perda de peso. Cientistas descobriram que aqueles que tomaram o medicamento perderam de 8,5% a 13% do peso corporal, enquanto aqueles que tomaram semaglutida perderam cerca de 7%.

Carregar Mais