Bem-Estar

Tênis com solado rígido são melhores para as dores no joelho, diz estudo

Curiosamente, sapatilhas flexíveis não apresentaram resultado tão bom nas caminhadas dos voluntários com artrite

Por João Paulo Martins  em 06 de maio de 2021

(Foto: Freepik)

Especialistas costumam recomendar que as pessoas com osteoartrite (doença articular degenerativa) no joelho usem tênis com solados rígidos, como os de corrida. Um pequeno estudo publicado em janeiro no jornal científico Annals of Internal Medicine descobriu que esse tipo de sapato pode ser o melhor para reduzir as dores.

Os pesquisadores avaliaram 164 voluntários com 50 anos ou mais que apresentavam artrite moderada ou grave no joelho. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um usou tênis de solado rígido e grosso, que não dobrava muito; o outro grupo recebeu sapatilhas baixas com solas finas e flexíveis, que algumas pessoas acreditam ser benéficas ao permitir um movimento mais natural da perna e do pé.

Ambos os grupos usaram os calçados durante seis horas por dia, enquanto participavam de atividades como caminhadas. Após seis meses, 58% dos voluntários que usaram tênis de solado rígido relataram uma redução da dor no joelho ao caminhar, em comparação com 40% dos que utilizaram sapatilhas flexíveis.

Em ambos os grupos, a redução da dor provavelmente foi um benefício da caminhada regular, afirmam os cientistas no artigo publicado em janeiro.

“Sapatos achatados e flexíveis não foram superiores aos de solado rígido. Ao contrário da nossa hipótese, os tênis com sola estável melhoraram mais a dor no joelho ao caminhar do que os flexíveis”, diz trecho da conclusão do estudo.

Carregar Mais