Bem-Estar
Nova moda no TikTok é usar fita na boca para respirar pelo nariz à noite; prática é segura?
Entenda se deixar os lábios cerrados ao dormir realmente favorece quem costuma respirar pela boca
Uma nova moda que surgiu no TikTok em janeiro revela que pessoas que respiram pela boca podem usar fita adesiva para interromper esse hábito e ter uma noite de sono melhor, sem acordar com garganta seca.
A ideia “inovadora” foi apresentada pela tiktoker Alexis Fischer em vídeo que conta com mais de 4,5 milhões de visualizações. Nele, a influenciadora digital explica como começou a colocar uma fita especial tampando a boca antes de dormir.
De acordo com Alexis, a fita selando os lábios garantirá “o sono mais profundo que já experimentou”. Os comentários da gravação compartilhada em janeiro na plataforma chinesa se dividem entre perguntas sobre esse hábito e elogios, mas será que é algo seguro?
Claro que usar uma fita na boca não é nada científico. Ao deixar os lábios cerrados à noite, quem respira pela boca é forçado a usar o nariz. Somos naturalmente projetados para respirar pelo nariz, de acordo com especialistas ouvidos pelo site americano Cnet.
A respiração nasal produz algo chamado óxido nítrico, que, segundo o médico Rajkumar Dasgupta, em entrevista ao site, ajuda na vasodilatação. “Se você dilatar os vasos sanguíneos, vai ajudar em questões como hipertensão, que é um fator de risco para derrame e doenças cardíacas. E melhora a circulação”, comenta o especialista em pulmão e sono.
Existem vários benefícios ligados à respiração nasal:
- Impede que as vias aéreas ressequem
- Ajuda a filtrar partículas que causam alergia
- Reduz a ansiedade
- Diminui a pressão arterial
- Melhora o hálito e a saúde bucal
A fita na boca funciona?
Não há muita pesquisa clínica sobre a eficácia de se manter a boca fechada durante o sono.
Um estudo piloto publicado em 2015 no periódico científico Otolaryngology–Head and Neck Surgery descobriu que os adesivos orais podem ajudar pessoas com apneia do sono. A pesquisa incluiu apenas 30 participantes, uma amostra muito pequena para tirar conclusões significativas.
Outro estudo em 2009, publicado na revista científica Respiratory Medicine, descobriu que usar adesivo tampando a boca não é eficaz para pessoas com asma.
De qualquer forma, usar o adesivo nos lábios deve praticado com cautela. Não é seguro para todos, principalmente para quem tem dificuldade em respirar pelo nariz. Verifique com seu médico se é seguro e lembre de seguir as orientações dele.
Outro ponto importante diz respeito a quem tem o hábito de roncar. Parece bastante inofensivo, mas o ronco geralmente é um sinal de apneia (parada da respiração) obstrutiva do sono.
“Não posso dizer nada além de descarte a ideia se você tem apneia obstrutiva do sono”, alerta o médico Rajkumar Dasgupta ao Cnet.
A suposta ideia de que a boca fechada pode interromper o ronco parece atraente, mas a fita na boca não trata os sintomas da apneia do sono. É melhor usar os métodos tradicionais, como uma máquina de CPAP (espécie de ventilador auxiliar).
Converse com seu médico, pois a apneia do sono está associada a vários problemas de longo prazo, como pressão alta, doenças cardíacas e derrame.
Existem outras maneiras de parar de roncar que não envolvem tapar a boca. Dasgupta sugere ao site americano algumas alternativas, como tiras nasais que são boas para alguns indivíduos e exercícios respiratórios.