Bem-Estar
Muita além da tradição de Ano Novo: lentilhas são ricas em nutrientes
Ricas em fibras e antioxidantes, essas leguminosas ajudam na saciedade e na redução das inflamações
Uma tradição popular de Ano Novo no Brasil é comer arroz com lentilha na ceia. Essas leguminosas possuem vários nutrientes e, além de compor uma das refeições da noite de Réveillon, podem trazer benefícios para a saúde, inclusive para o sistema imunológico.
As lentilhas (Lens culinaris) são leguminosas nativas da Ásia e que se espalharam também na América do Norte, de acordo com o site indiano Lifestyle Asia. Elas são parentes do grão de bico, da ervilha e do feijão.
Existem muitas variedades de lentilhas, incluindo as marrons, verdes, vermelhas e amarelas. O conteúdo nutricional varia entre cada tipo, mas todas geralmente apresentam benefícios semelhantes para nossa saúde.
Essas leguminosas são uma excelente fonte de proteína vegetal, o que é uma boa notícia para vegetarianos e veganos. “A proteína desempenha um papel importante no crescimento e reparo muscular, desenvolvimento ósseo e sistema imunológico [suporte]”, comenta a nutricionista americana Erica Ingraham, citada pelo site indiano.
Por serem ricas em fibras, as lentilhas aumentam a saciedade após uma refeição. Na verdade, elas possuem mais fibras que o feijão e o grão de bico, de acordo com um estudo de 2017 publicado no periódico científico International Journal of Food Science and Technology.
As lentilhas contêm fibras solúveis e insolúveis. De acordo com Ingraham, citada pelo Lifestyle Asia, a fibra solúvel absorve a água do corpo, criando uma substância semelhante a um gel que pode ajudar a aliviar a diarreia e promover saciedade. Já a fibra insolúvel promove o aumento no volume das fezes e, para quem tem tendência à constipação, pode ajudar na evacuação. Simplificando, as fibras das lentilhas são incrível para a digestão.
A leguminosa muito consumida no Ano Novo ainda contêm polifenóis, um tipo de antioxidante, que promovem a redução da inflamação e do estresse oxidativo, neutralizando os radicais livres, explica a nutricionista americana.
Segundo estudo publicado em 2015 no periódico científico Nutrients, as lentilhas contêm micronutrientes como vitaminas A e K, ácido fólico, ferro e zinco. Assim como a proteína, o ferro e o zinco costumam faltar nas dietas à base de plantas, então, o consumo dessa leguminosa é ainda mais benéfico.
A vitamina A e o zinco também são importantes para o sistema imunológico, revela Erica Ingraham, citada pelo site indiano.
A especialista recomenda o consumo de lentilhas em sopas, ensopados e até como parte da salada.