Bem-Estar

Johnson & Johnson faz recall de protetores solares com ingrediente cancerígeno

Entre os produtos que possuem benzeno, mesmo que em baixos níveis, segundo a farmacêutica americana, estão filtros solares das marcas Neutrogena e Aveeno

Por João Paulo Martins  em 15 de julho de 2021

Amostra do protetor solar Neutrogena Invisible Daily Defense em aerossol avaliada pela própria Johnson & Johnson estava com benzeno, substância potencialmente cancerígena (Foto: Johnson & Johnson/Divulgação)

A empresa farmacêutica americana Johnson & Johnson emitiu um recall de cinco protetores solares em aerossol das marcas Neutrogena e Aveeno depois que “baixos níveis de benzeno”, uma substância que pode causar câncer, foram detectados em algumas amostras deles.

A informação vale para o mercado americano e foi divulgada pela revista Newsweek nesta quinta (15/7).

Como o TrendsBR mostrou anteriormente, o laboratório independente Valisure, dos Estados Unidos, avaliou cerca de 300 protetores solares e descobriu que 27% continham benzeno.

Quatorze desses produtos (5%) possuíam a substância potencialmente cancerígena em níveis superiores a 2 ppm (partes por milhão), que é o limite recomendado pela Food and Drug Administration dos EUA, espécie de Vigilância Sanitária, para o uso de benzeno em medicamentos que não podem ser produzidos sem ele.

“A presença desse conhecido carcinógeno humano em produtos amplamente recomendados para a prevenção do câncer de pele e que são usados regularmente por adultos e crianças é muito preocupante”, comenta David Light, fundador e CEO da Valisure, citado pelo site de notícias científicas LiveScience.

De acordo com a Newsweek, os consumidores devem parar de usar os produtos afetados e descartá-los.

“Embora o benzeno não seja um ingrediente de nenhum de nossos produtos de proteção solar, ele foi detectado em algumas amostras de filtro solar em aerossol. Estamos investigando a causa desse problema, que é limitado a certos produtos de proteção solar em aerossol”, afirma a Johnson & Johnson, citada pela revista.

A farmacêutica diz ainda que a exposição diária aos níveis de benzeno detectados nos protetores solares em aerossol recentemente detectados não deve “causar consequências adversas à saúde”.

A Johnson & Johnson aconselha que os consumidores devem parar de usar os produtos específicos e descartá-los de forma adequada, segundo a Newsweek.

Aqui está a lista de filtros solares afetados:

  • Protetor solar em aerossol Neutrogena Beach Defense
  • Protetor solar em aerossol Neutrogena Cool Dry Sport
  • Protetor solar Neutrogena Invisible Daily Defense em aerossol
  • Protetor solar em aerossol Neutrogena Ultra Sheer
  • Aveeno Protect + Refresh protetor solar em aerossol

Vale lembrar que o recall é direcionado ao mercado americano e a empresa está organizando o recolhimento dos lotes afetados.

Carregar Mais