Bem-Estar

Estudo mostra que vitamina D ajuda a reduzir inflamação em células pulmonares

Cientistas realizaram o teste em laboratório e verificaram o efeito anti-inflamatório do calciferol em células de pacientes com covid-19

Por João Paulo Martins  em 30 de novembro de 2021

(Foto: Freepik)

 

Um estudo publicado no início de novembro na revista científica Nature Immunology revela que um metabólito ativo da vitamina D (calciferol), diferente dos suplementos vendidos no mercado, está envolvido na redução da inflamação causada pela covid-19.

“Uma vez que a inflamação em casos graves de covid é uma das razões para a morbidade e mortalidade, decidimos dar uma olhada mais de perto nas células pulmonares de pacientes com coronavírus”, afirmam Behdad (Ben) Afzali, dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, e Majid Kazemian, da Universidade Purdue (EUA), dois autores do estudo, em entrevista ao site americano de notícias médicas Medical News Today.

Como parte da pesquisa, os cientistas analisaram células pulmonares de oito pessoas com covid-19 e descobriram que, nelas, parte da resposta do sistema imunológico ao SARS-CoV-2 estava sendo exagerada, aumentando a inflamação nos pulmões.

Depois de administrar vitamina D nessas células, eles observaram a redução da inflamação, informa o site especializado. Com isso, passaram a investigar a capacidade do nutriente de tratar o problema.

Os pesquisadores descobriram que em infecções normais, os anticorpos especializados que lutam contra os micróbios dentro da célula passam por uma fase pró-inflamatória. Durante esse período, o corpo elimina a infecção. Pouco depois, o sistema é desligado para passar à fase anti-inflamatória.

A vitamina D seria uma aceleradora dessa transição do sistema imune, afirma o estudo, citado pelo Medical News Today.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que adicionar um metabólito intravenoso de vitamina D altamente concentrado aos tratamentos existentes poderia ajudar ainda mais as pessoas a se recuperarem da covid-19. Mas eles ainda não testaram essa teoria em pacientes.

 

Risco da hipervitaminose

 

Os autores alertam que, apesar dos resultados, as pessoas não devem tomar vitamina D sem consultar um médico.

“É crucial observar que o estudo não testou o tratamento com vitamina D em pessoas, mas analisou células pulmonares de oito pacientes com quadro grave de covid-19”, dizem Ben Afzali e Majid Kazemian ao site americano.

Segundo eles, embora os resultados sejam interessantes, não devem ser usados como recomendação para a ingestão arbitrária de vitamina D para prevenção ou tratamento da covid-19. “Também não é um substituto para outros meios preventivos e eficazes contra o coronavírus, incluindo vacinas, máscaras e distanciamento social”, esclarecem os cientistas ao Medical News Today.

Carregar Mais