Bem-Estar

Criador da dieta 5:2 diz que para emagrecer é preciso deixar de comer certas frutas

Michael Mosley é conhecido por suas dietas de jejum intermitente e conversou com um jornal britânico sobre a perda da gordura da barriga

Por João Paulo Martins  em 18 de fevereiro de 2022

Mangas estão proibidas para quem quer perder peso rapidamente, segundo o especialista (Foto: Freepik)

 

O especialista em nutrição, apresentador e escritor britânico Michael Mosley, famoso por ter criado as famosas dietas 5:2 (come-se apenas 500 calorias em dois dias da semana) e 800 (consumir apenas 800 calorias por dia), afirma ao tabloide britânico Daily Express que para perder peso deve-se evitar carboidratos, inclusive de frutas.

“Você pode perder a gordura da barriga e de forma rápida”, comenta Mosley em matéria publicada nesta sexta (18/2).

Mesmo as pessoas mais magras sofrem com a famosa “barriga de chope” e, para perdê-la, é preciso entender como ela surge, segundo o especialista.

“Você precisa entender o básico de como a insulina [hormônio que quebra a glicose] funciona. Seu corpo produz insulina após uma refeição para manter o açúcar no sangue estável. Nas paredes das células, a insulina abre portas para permitir a passagem do açúcar, que será queimado nos músculos e como fonte de energia futura, em forma de gordura armazenada. Na gordura, a insulina também inibe a liberação de ácidos graxos no organismo”, explica o apresentador ao Daily Express.

Por causa desse último efeito, a gordura da barriga pode afetar mais os idosos do que os jovens. Já que ácidos graxos ajudam na redução das inflamações e na manutenção da pressão arterial adequada.

Também pode afetar as mulheres que passam pela menopausa, pois uma mudança nos hormônios pode levar a um metabolismo mais lento, de acordo com Michael Mosley.

 

Michael Mosley recomenda jejum intermitente e o corte de carboidratos para quem deseja emagrecer rapidamente (Foto: Twitter/drmichaelmosley/Reprodução)

 

Portanto, é importante que mulheres e homens com mais de 50 anos mudem a dieta.

O especialista e escritor recomenda ao Daily Express que se limite ou evite os carboidratos. “Para evitar um impacto na gordura da barriga, cortar os picos de açúcar é fundamental”.

Mosley aconselha comer menos frutas ricas em açúcar, como manga, abacaxi, além de vitaminas e sucos integrais. Ele ressalta que “quando as pessoas cortam carboidratos, o apetite diminui e perdem peso”.

Para quem deseja emagrecer de forma rápida, a dica é substituir os carboidratos processados, como pão branco, batatas fritas e massas, por fontes de energia de liberação lenta, como arroz integral ou quinoa.

“Duas coisas vão surpreendê-lo: a quantidade de açúcar que você estava consumindo sem saber e a velocidade com que sua gordura da barriga começará a se desfazer”, diz o especialista britânico na matéria publicada nesta sexta (18/2).

Como era de se imaginar, Michael Mosley recomenda o jejum intermitente para o rápido emagrecimento.

“A ideia de que o jejum ‘retarda o metabolismo’ é um mito. Sob condições de déficit energético acentuado, como 800 calorias por dia ou menos [é a dieta dele] você não apenas perde peso comendo menos calorias, mas seu corpo responde ao estresse do jejum aumentando a função hormonal para facilitar a perda de peso e queimar gordura para obter energia”, esclarece o escritor e apresentador da emissora estatal britânica BBC.

Carregar Mais