Bem-Estar
Conheça a dieta DASH, ótima para prevenir a hipertensão
Esse plano alimentar foi criado para quem precisa reduzir a pressão arterial, mas também ajuda a saúde de outros formas. Confira!
Existem inúmeras dietas no mercado, como cetogênica (keto), mediterrânea, paleolítica, todas voltadas para a perda de peso e a manutenção da saúde. Mas a chamada DASH pode contribuir para a redução da pressão arterial.
A dieta DASH significa Dietary Approaches to Stop Hypertension (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão, em tradução livre). Ela também traz outros benefícios à saúde. Pode ajudar a prevenir a osteoporose, câncer, diabetes, pedras nos rins e depressão.
Esse plano alimentar substitui os alimentos processados por outros saudáveis e integrais, de forma que os níveis de sódio no organismo caiam bastante.
A DASH enfatiza alimentos ricos em cálcio e potássio que ajudam a baixar a pressão arterial. “É rica em nutrientes que mantêm níveis saudáveis de pressão arterial”, afirma a nutricionista Samantha Cassetty, ao programa americano Today, da emissora NBC.
Principais benefícios dessa dieta:
- Controle da hipertensão: estudos financiados pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, dos EUA, descobriram que a DASH pode baixar a pressão arterial e o nível de colesterol ruim (LDL)
- Reduz o risco de insuficiência cardíaca: um estudo de 13 anos descobriu que a dieta DASH pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca
- Diminui o risco de diabetes: uma pesquisa realizada com mais de 40.000 homens descobriu que a DASH pode ajudar a reduzir o risco de diabetes
- Manutenção do peso: um estudo de 30 meses descobriu que as pessoas que emagreceram foram mais capazes de manter o peso ideal com a dieta DASH
- Reduz o risco de doenças cardíacas e derrames: um estudo de 24 anos descobriu que a DASH pode diminuir o risco de doenças cardíacas e derrame em mulheres
Em um dia normal desse plano alimentar, de acordo com Samantha Cassetty, você pode comer:
- Café da manhã: aveia com leite desnatado, nozes e frutas
- Almoço: salada fria de macarrão e atum com brócolis, tomate, queijo feta e macarrão integral, além de frutas vermelhas
- Jantar: camarão grelhado servido com cuscuz integral, couve-flor assada e salada
- Lanche: uma maçã média e um cappuccino (sem açúcar)
Você pode perder peso com a dieta DASH? A especialista revela ao programa Today que essa dieta não é projetada para perda de peso, mas, ao segui-la, você pode fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
A DASH é eficaz a longo prazo?
De acordo com a nutricionista americana Karen Ansel, autora do livro Healing Superfoods for Anti-Aging, também ouvida pelo Today, está comprovado que adieta DASH ajuda a reduzir a pressão arterial a longo prazo.
Ela também pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, derrame, câncer, diabetes e osteoporose. Além de contribuir para a manutenção de um peso saudável ao longo do tempo.
Converse com seu médico antes de iniciar a DASH ou qualquer outra dieta. Só o profissional de saúde pode recomendar o melhor plano alimentar baseado em suas necessidades.