Bem-Estar
Acupuntura pode ajudar a tratar inflamação na próstata, diz estudo
A prostatite, apesar de ser frequente, é pouco divulgada e, na maioria das vezes, sua causa é desconhecida
A prostatite (inflamação da próstata) é uma doença comum mas pouco divulgada. Pode ser causada por bactérias, mas em 90% dos casos, os sintomas (que podem incluir dor ao urinar e ejacular, dor pélvica e disfunção sexual) não têm causa óbvia, informa o blog da Universidade de Harvard (EUA).
O problema que não é bacteriano recebe o nome de síndrome da dor pélvica crônica.
Existem inúmeros tratamentos para a prostatite, incluindo antibióticos e anti-inflamatórios. Mas, segundo o blog, alguns pacientes podem ter o problema aliviado com sessões de acupuntura.
Um estudo de revisão publicado em 2018 no periódico científico The Cochrane Database of Systematic Reviews descobriu que a acupuntura tem o potencial de reduzir os sintomas da síndrome da dor pélvica crônica sem os efeitos colaterais associados aos medicamentos.
Agora, os resultados de um ensaio clínico publicado em agosto na revista científica Annals of Internal Medicine mostram que as reduções dos sintomas da prostatite com o uso de acupuntura são duradouras.
No estudo, de acordo com o blog de Harvard, pesquisadores de 10 instituições da China analisaram 440 homens com prostatite que receberam 20 sessões (durante oito semanas) de acupuntura ou um procedimento placebo (agulhas inseridas longe dos pontos ideais).
Os testes foram realizados por acupunturistas certificados com cinco anos de formação universitária e, pelo menos, dois anos de experiência clínica. Os benefícios foram avaliados usando o Índice de Sintomas de Prostatite Crônica dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, que atribui pontuações para dor, função urinária e qualidade de vida. Os participantes foram monitorados por 24 semanas após as sessões de tratamento.
Na oitava semana, pouco mais de 60% dos homens que receberam acupuntura relataram melhorias significativas nos sintomas (com exceção da disfunção sexual), em comparação com 37% do grupo de controle, revela o blog. É importante ressaltar que essas diferenças foram pouco significativas na semana 32, indicando que os benefícios da acupuntura se mantiveram estáveis meses após o início da aplicação.
Não está claro como a técnica tradicional chinesa alivia os sintomas da prostatite. Os autores do estudo apontam para várias possibilidades, incluindo a estimulação em pontos que promovem a liberação de substâncias semelhantes a opioides, como encefalina, endorfina e dinorfina, que possuem propriedades analgésicas.
A acupuntura também pode ter efeito anti-inflamatório e a experiência de ser tratado também pode ter benefícios psicológicos que resultam na melhora dos sintomas, especulam os autores, citados pela Universidade de Harvard.