Alimentação

Sabia que nem toda laranja pode ser considerada vegana?

Algumas empresas usam cera de base animal para dar brilho e manter o frescor da fruta que é colocada à venda nos supermercados

Por João Paulo Martins  em 22 de fevereiro de 2023

(Foto: Pixabay)

 

Uma consumidora ficou “surpresa” quando entrou em uma loja da rede britânica de supermercados Tesco e descobriu uma das frutas que mais costuma comprar não é vegana. Para sua surpresa, as laranjas e tangerinas estavam rotuladas como não sendo apropriadas para quem segue o veganismo.

“Estou chocada ao descobrir que as laranjas que tentei comprar não são veganas. Afff...”, disse a mulher em post compartilhado no Twitter e citado pelo site britânico My London. O produto em questão era o “Tesco Finest Emperor Oranges 4 Pack” (pacote com quatro laranjas do tipo imperador) e que possuem a recomendação: “not suitable for vegans” (não indicado para veganos).

Claro que, naturalmente, as frutas podem ser consumidas por quem segue o veganismo, já que são plantas e o pressuposto desse movimento é ter uma dieta baseada em vegetais.

O problema, como explica o site britânico, é que as laranjas são classificadas como não veganas devido aos produtos químicos usados no cultivo, especialmente pesticidas, que ajudam no crescimento saudável da laranjeira. Um deles é conhecido por imazalil, fungicida não vegano comum usado pelos produtores de frutas e vegetais. A versão E904 desse produto químico é produzida com uma cera feita de goma-laca, extraída de uma espécie de besouro chamada Kerria lacca, comum em florestas da Índia e da Tailândia. 

Existem também outras versões da mesma cera feitas a partir da cera de abelha, que ajuda a dar brilho às frutas, especialmente as laranjas. Portanto, veganos não podem consumir produtos que contenham goma-laca ou cera de abelha, por serem de origem animal.

Citada pelo My London, a Tesco explica que todas as laranjas são adequadas para veganos, mas algumas são rotuladas como “não veganas” devido à cera aplicada pós-colheita e que possui, justamente, goma-laca que ajuda a manter a fruta fresca. A rede de supermercados afirma ainda que esse tratamento é comum durante o processo de embalagem de cítricos na indústria. Agora, a empresa está trabalhando com produtores para desenvolver uma alternativa vegana.

Carregar Mais