Alimentação

Queijo canastra foi eleito o melhor do mundo? O site Taste Atlas não mostra isso

Apesar de terem divulgado no Instagram que o queijo da Serra da Canastra (MG) foi eleito o melhor do mundo, na plataforma Taste Atlas ele não aparece bem classificado

Por João Paulo Martins  em 24 de junho de 2022

O queijo da Serra da Canastra (MG) é o 9º mais bem pontuado da plataforma gastronômica Taste Atlas (Foto: Agência Minas/Hemerson Manuel/Divulgação)

 

Na última terça (21/6), o estado de Minas Gerais virou notícia em todo o Brasil por ter seu produto mais conhecido, o queijo artesanal, supostamente reconhecido como o melhor do mundo. Em publicação compartilhada no Instagram nesse mesmo dia, a plataforma digital de gastronomia chamada Taste Atlas, criada pela empresa indiana Citrus Bug, revelou sua lista de 50 melhores queijos do mundo e o canastra, produzido na serra mineira de mesmo nome, apareceu em primeiro lugar.

"Atualização recente do ranking dos queijos do mundo, segundo a classificação dos visitantes do Taste Atlas. O que acham?", escreve a plataforma no post da rede social.

Claro que esse ranking logo repercutiu em nosso país, ganhando as manchetes dos principais sites de notícias. A publicação do Taste Atlas no Instagram recebeu até o comentário do perfil oficial do Mercado Central de Belo Horizonte (MG), que é famoso por vender produtos típicos de Minas, incluindo queijos artesanais. "Eu já sabia que é aqui que tem o melhor queijo do mundo!!! #vempromercado #tasteatlas", comentou a conta do ponto turístico da capital mineira.

Apesar de todo o rebuliço gerado, basta entrar na plataforma Taste Atlas e descobrir que esse ranking não existe, ou não está acessível. No ranking das 100 melhores cozinhas do mundo, a brasileira aparece apenas em 13º lugar. Entre as 100 melhores refeições do mundo, a melhor colocada do Brasil é a picanha, em 2º lugar, com o feijão tropeiro aparecendo em 7º. E, o que importa: entre os queijos mais populares do mundo, o da Serra da canastra (MG) não aparece, mas o tipo "minas frescal" está em 64º lugar e queijo coalho, em 85º. Esse ranking é liderado pela muçarela da Itália. Entre os queijos mais bem pontuados da plataforma, na classificação feita pelos usuários, o canastra aparece em 9º lugar, com o "fiore sardo", da Itália, em 1º.

O Brasil também está bem representado no ranking dos 100 melhores estabelecimentos regionais do mundo para se comer, com a tradicional confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro (RJ), aparecendo em 3º lugar. Entre os 100 melhores restaurantes do mundo, o Mocotó, de São Paulo (SP), é o mais bem classificado, em 11º lugar. A capital paulista também é a cidade brasileira considerada mais gastronômica pelo Taste Atlas, já que foi considerada a 23ª melhor do mundo nessa categoria, que é liderada pela Cidade do México.

Carregar Mais