Alimentação
Pizzaria americana Domino's dá adeus à Itália após seis anos na "terra da pizza"
Desde 2015 a rede americana de fast food tentava angariar clientes na Itália, mas não deu certo e decretou falência
Todo mundo sabe que a Itália é a terra da pizza., em especial do sabor napolitano (tomate e manjericão), símbolo do país. A concorrência “desleal” com a qualidade dos restaurantes italianos fez com que a rede americana de pizzarias Domino's fechasse todas as lojas na Itália. Segundo a emissora estatal britânica BBC, a a empresa que operava as franquias no país decretou falência.
A franqueada ePizza SpA começou a operar em solo italiano em 2015. Desde então, a Domino's lutava para conquistar clientes no berço mundial da pizza.
Porém, conforme a emissora britânica, além da dificuldade de concorrer com a qualidade das pizzas italianas, a ePizza SpA sofreu um duro golpe com o advento da pandemia de covid-19 em março de 2020.
O pedido de falência foi aberto na justiça da Itália no início de abril deste ano. “A pandemia de covid-19 e as restrições subsequentes e prolongadas do ponto de vista financeiro prejudicaram seriamente a ePizza”, diz a empresa em comunicado citado pela BBC.
Ainda de acordo com a franqueada da Domino's, a concorrência piorou depois que as tradicionais pizzarias italianas começaram a usar aplicativos de entrega.
Como parte do processo de falência, a empresa recebeu proteção de seus credores por 90 dias. No entanto, essa proteção chegou ao fim no mês passado, informa a emissora.
Os negócios da ePizza SpA já estavam em decadência desde o pico do coronavírus em 2020, quando as entregas sofreram uma interrupção abrupta no final de julho. Nessa época, a empresa administrava diretamente 23 pontos de venda da Domino's e outras seis “subfranquias”.
Só para efeito de comparação, o Reino Unido e a Irlanda possuem mais de 1.200 lojas da famosa pizzaria americana – é o maior mercado da rede de fast food na Europa.
Em todo o mundo, a Domino's possui mais de 18.300 lojas em 90 países, a maioria administrada por franqueados. Quando entrou na Itália, há sete anos, a Domino's pretendia se destacar dos tradicionais fabricantes de pizza do país, especialmente por seu serviço de entrega em domicílio e o cardápio diferenciado, incluindo os sabores típicos dos EUA, como presunto e abacaxi, revela a BBC.
No entanto, enfrentou uma concorrência cada vez mais acirrada durante a pandemia, pois os restaurantes locais se inscreveram em plataformas de entrega como Deliveroo e Just Eat.