Alimentação

Nestlé revela que 70% de seus alimentos e bebidas não são “saudáveis”

Segundo o jornal Financial Times, a empresa suíça reconhece que 99% de seus confeitos e sorvetes não alcançam o limite do que se considera saudável

Por João Paulo Martins  em 01 de junho de 2021

(Foto: Nestlé/Divulgação)

A gigante dos alimentos Nestlé, dona de marcas como KitKat, Maggi e Garoto, reconhece que mais de 60% de seus produtos convencionais, inclusive as bebidas, não atendem à definição de “saudável”.

Essa informação consta de uma apresentação realizada para os principais executivos da marca suíça este ano, e que foi obtida pelo jornal britânico Financial Times. O documento revela que apenas 37% dos alimentos e bebidas da Nestlé, excluindo produtos direcionados a públicos específicos, como para pets e nutrição médica especializada, alcançam uma classificação acima de 3,5 no ranking oficial de estrelas de saúde da Austrália.

Esse sistema classifica alimentos até cinco estrelas e é usado por pesquisadores internacionais como a ONG britânica Access to Nutrition Foundation.

A Nestlé descreve o limite de 3,5 estrelas como uma “definição reconhecida de saúde”, segundo o documento obtido pelo jornal.

Dentro de seu portfólio geral de alimentos e bebidas, cerca de 70% dos produtos não atingiram esse limite, revela a apresentação, incluindo 96% das bebidas (exceto café puro) e 99% de seus confeitos e sorvetes.

Água e laticínios tiveram melhor pontuação, com 82% das águas e 60% dos laticínios atingindo o limite de 3,5 estrelas.

“Fizemos melhorias significativas em nossos produtos […] mas nosso portfólio ainda apresenta desempenho inferior em relação às definições internacionais de saúde num cenário onde a pressão regulatória e as demandas do consumidor estão disparando”, afirma a empresa alimentícia suíça fundada há 150 anos por Henri Nestlé.

Os dados apresentados no documento exposto pelo Financial Times excluem fórmulas para bebês, rações para animais de estimação, café e a divisão de ciências da saúde, que produz alimentos para pessoas com condições médicas específicas. Isso significa que os dados representam cerca de metade da receita anual total da Nestlé, que chega a de 92,6 bilhões de francos suíços (cerca de R$ 16,35 bilhões).

Segundo a empresa, existe um projeto em curso para atualizar a estratégia de nutrição e saúde. “Estamos examinando todo o nosso portfólio nas diferentes fases da vida das pessoas para garantir que nossos produtos ajudem a atender às necessidades nutricionais e apoiar uma dieta balanceada”, afirma a Nestlé na apresentação citada pelo jornal britânico.

A gigante alimentícia diz ainda que vem trabalhando “há décadas” para reduzir açúcares e sódio nos produtos e que nos últimos sete anos foram retirados cerca de 14 a 15% desses ingredientes.

“Nos últimos anos, lançamos milhares de produtos para crianças e famílias que atendem aos padrões internacionais de nutrição. Também distribuímos bilhões de doses de micronutrientes por meio de nossos produtos nutritivos e acessíveis. Acreditamos que uma dieta saudável significa encontrar um equilíbrio entre bem-estar e prazer. Isso inclui ter algum espaço para alimentos indulgentes, consumidos com moderação”, completa a Nestlé no documento divulgado pelo Financial Times.

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