Alimentação

Dieta rica em fibras pode ajudar na perda de peso e massa corporal

Cientistas apontam que a ingestão diárias de pães e cereais integrais, em especial de centeio, pode ajudar na saciedade e no consequente emagrecimento

Por João Paulo Martins  em 26 de outubro de 2021

Pão integral de centeio é uma ótima opção para a dieta rica em fibras (Foto: Freeimages)

 

Fazer uma dieta rica em fibras, comendo mais pães e cereais integrais, pode ajudar a reduzir o peso e a gordura corporal, segundo estudo publicado em julho no periódico científico Clinical Nutrition.

Cientistas suecos avaliaram 242 homens e mulheres de meia-idade com sobrepeso, explica o jornal britânico The Times. Metade deles consumiu uma tigela de cereais matinais integrais à base de centeio e de quatro a seis fatias de pão de centeio integral todos os dias.

O restante comeu os mesmos produtos, mas nas versões tradicionais de farinha de trigo refinada contendo a mesma quantidade total de calorias.

De acordo com o pesquisador Rikard Landberg, da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, principal autor do estudo, citado pelo jornal, o grupo que ingeriu os alimentos integrais de centeio “obteve cerca de 30 g de fibra por dia em comparação com apenas 8 g dos demais”.

Após 12 semanas, durante as quais os participantes foram regularmente pesados e examinados, os resultados mostram que o grupo da dieta rica em fibras perdeu em média um quilo a mais do que o que consumiu trigo comum, revela o The Times.

“Estudos epidemiológicos anteriores mostraram claramente que os alimentos ricos em fibras em geral são bons para o controle do peso a longo prazo. Mas nosso estudo foi o maior a observar especificamente como uma dieta com o grão de alto teor de fibras pode afetar o peso e a gordura corporais. Mostramos que a fibra tem um efeito importante e benéfico”, comenta Rikard Landberg, citado pelo periódico britânico.

O cientista explica que as fibras após serem ingeridas, aumentam o volume, tornando-se gelatinosas no estômago e aumentando a sensação de saciedade. Isso faz com que as pessoas comam menos vezes por dia, já que a fome diminui.

“Também sabemos que a fibra retém parte da energia, ou caloria, que consumimos dos alimentos, principalmente a gordura, e a torna indisponível para absorção pelo corpo. Em alguns de nossos outros estudos, mostramos que mais gordura é excretada quando a fibra de centeio é consumida”, completa o cientista sueco ao The Guardian.

Além disso, as fibras ajudam as bactérias benéficas do intestino, afetando nosso metabolismo.

“Estudos mostram que uma dieta pobre em fibras causa inflamação intestinal crônica que interfere na maneira como digerimos e usamos as calorias dos alimentos, fazendo com que nosso corpo armazene as calorias em excesso na forma de gordura. A maior ingestão de fibras faz com que as bactérias intestinais produzam metabólitos que afetam nossa saciedade e aumentam o metabolismo”, esclarece a pesquisadora Adele Costabile, da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, que não participou do estudo, em entrevista ao jornal.

Carregar Mais