Alimentação

Consumo regular de vegetais pode evitar impotência nos homens, diz estudo

A maior ingestão de plantas também reduz o risco de câncer de próstata; confira alguns alimentos benéficos para os homens

Por João Paulo Martins  em 22 de novembro de 2021

(Foto: Freepik)

 

Estudos recentes descobriram que manter uma dieta saudável à base de vegetais pode evitar a disfunção erétil. Um deles, publicado em setembro no periódico científico The Journal of Urology, revela que o consumo regular de plantas pode ajudar a reduzir o risco de impotência e de câncer de próstata.

Segundo o site neozelandês IOL, os cientistas analisaram dados de uma pesquisa com mais de 47.000 homens, que seguiam dietas variadas, e que foram acompanhados por 28 anos.

“Estamos prestes a descobrir como uma vida saudável com redução do consumo de proteína animal somada a uma dieta baseada em vegetais e frutas não é apenas melhor para o coração, mas também para condições de saúde dos homens, incluindo vida sexual e níveis de testosterona”, diz o pesquisador Ranjith Ramasamy, da Universidade de Miami Healthy System (EUA), um dos autores do estudo recente, citado pelo site.

A especialista internacional em saúde Maria Ascencao, em entrevista ao IOL, diz que os homens são mais propensos a escolher carne vermelha, aves e pão em vez de frutas e vegetais, o que pode levar à falta de nutrientes essenciais.

“Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos nutritivos e pobre em ultraprocessados e refinados, com alto teor de açúcar, não está apenas associada à redução da disfunção erétil e ao risco de câncer de próstata, mas gera muitos outros benefícios à saúde”, explica a especialista ao site neozelandês.

 

Abaixo, Maria Ascencao cita três alimentos que contribuem para a saúde sexual masculina:

 

Vegetais de folhas verdes como espinafre, aipo, couve, brócolis e acelga

São ricos em antioxidantes e nitratos, que ajudam na circulação do sangue. “Os nitratos são vasodilatadores e ajudam a abrir os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo”, comenta a especialista.

Eles também possuem magnésio, que é associado à diminuição da inflamação no sistema circulatório, além de contribuir para o maior fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo. Para melhorar os níveis de magnésio.

 

Mirtilos ou blueberries

São frutinhas ricas nas vitaminas K e C, fibras, antioxidantes e flavonoides, ajudando na circulação e no fluxo do sangue, reduzindo o risco de disfunção erétil. “Estudos também mostram que os mirtilos podem ajudar a reduzir a impotência nos homens em até 10%. Outras frutas úteis incluem morangos, maçãs, cerejas, amoras e rabanetes”, diz Ascencao ao IOL.

 

Abacates

A fruta é rica em gordura saudável, que contribui para elevar o colesterol bom (HDL), ao mesmo tempo que reduzem o tipo ruim (LDL). Os abacates também são ricos em antioxidantes, em ômega-3 e ajudam a reduzir os danos às células, explica a especialista em saúde.

“Eles também contribuem para a redução da pressão arterial, para a melhora da saúde do cérebro e ajudam a circulação sanguínea”.

Para aumentar os níveis do ácido graxo ômega-3, Ascencao recomenda também o consumo de nozes, azeite, peixes gordurosos (como sardinha e salmão) e sementes de linhaça ou chia.

Carregar Mais