Alimentação
Conheça o segredo para deixar a omelete fofinha
Usar um pouco de suco de limão na hora de bater os ovos faz toda diferença, segundo uma cientista de alimentos
Já pensou em preparar ovos mexidos ou omelete com uma pitada de suco de limão? Embora essas duas receitas pareçam simples, a dica de acrescentar o ingrediente ácido pode fazer toda a diferença, segundo uma especialista americana.
Algumas pessoas gostam de ser criativas e colocam um pouco de molho pesto no final do preparo para dar um sabor extra, enquanto outras misturam presunto ou bacon. Mas se você não quiser fugir do prato clássico, considere usar um pouco de suco de limão para obter ovos mexidos ou omeletes fofinhos.
A cientista americana de alimentos Makenzie Bryson Jackson, em entrevista para o site Well+Good, diz que as receitas ficam mais “fofinhas” ao acrescentar o ácido cítrico por duas razões. Primeiro porque ocorre uma reação química entre as proteínas do ovo e a acidez do suco de limão. Quando aquecida, a estrutura proteica dos ovos (60% está na clara) começa a mudar, coagular e criar esta estrutura 3D que conhecemos como omelete ou ovos mexidos.
“Bater os ovos com um pouco de ácido, como suco de limão, antes de colocar na frigideira pode criar uma estrutura mais rígida que retém bolhas de ar”, explica Makenzie Jackson ao site especializado em bem-estar. A acidez atua como um catalisador que cria e mantém as perfeitas e arejadas bolhas.
O segundo motivo pelo qual o suco de limão torna os ovos mexidos e a omelete tão fofos e macios é a água contida na fruta, de acordo com a cientista de alimentos. Assim como os chefs que adicionam água ou leite em seus preparos, o líquido retarda a velocidade com que os ovos se misturam.
“A água do suco dilui as proteínas do ovo, então elas não coagulam com tanta rapidez. Elas cozinham mais devagar porque há mais água para evaporar. Além disso, o vapor criado durante o cozimento proporciona uma textura mais macia e fofa”, diz Makenzie ao Well+Good.
Quanto ao sabor, a especialista garante que os ovos mexidos ou a omelete não terão gosto de limonada. O sabor é sutil, segundo a cientista de alimentos, e isso também se deve à acidez, que provavelmente equilibra e realça os ovos de forma muito parecida com a quantidade certa de sal.
Claro que é preciso observar a quantidade de suco de limão a ser usada. “Muita acidez e os ovos vão talhar e se separar. E muito líquido pode criar uma papa molhada e embolorada”, alerta Makenzie Jackson ao site.
O ideal é usar cerca de meia colher de chá na hora de bater os ovos do café da manhã ou do almoço fitness.