Alimentação

Bebidas açucaradas fazem mais mal para o fígado que o álcool

Estudo descobre que o consumo frequente de bebidas adoçadas com açúcar mais que dobram o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica

Por João Paulo Martins  em 16 de novembro de 2021

(Foto: Freepik)

 

Muita gente acha que apenas as bebidas alcoólicas podem causar problemas no fígado. No entanto, uma nova pesquisa revela que refrigerantes, refrescos e outras bebidas ricas em açúcar são os principais inimigos do fígado.

De acordo com o site americano de notícias de bem-estar Eat This, Not That!, os cientistas se basearam principalmente no estudo Framingham Heart Study, que começou na região de Boston (EUA) em 1948 e ajuda na educação do público em relação à associação entre o estilo de vida (como fumar e fazer dieta) e a saúde.

Os pesquisadores analisaram dados de dois coortes do Framingham Heart Study (FHS Third Generation e Offspring), que estão sendo realizadas desde 2002, e contam com 1.636 voluntários com idades entre 48 e 63 anos, sendo 52% do público formado por mulheres.

Os participantes relataram a frequência com que ingeriam bebidas adoçadas ou refrigerantes, e os cientistas confrontaram esses autorrelatos com a incidência de doença hepática gordurosa não alcoólica (acúmulo de gordura no fígado).

Segundo o estudo atual, publicado na edição de novembro da revista científica Clinical Gastroenterology and Hepatology, citado pelo Eat This, Not That!, o consumo frequente (mais de uma vez por dia ou por semana) tinham 2,5 vezes mais chance de doença hepática gordurosa não alcoólica, em comparação com os que não ingeriam.

Os consumidores “ocasionais” de bebidas adoçadas com açúcar, ou seja, menos de uma vez por semana ou por mês, também apresentaram “um aumento significativo na gordura do fígado em comparação com os não consumidores”, relatam os pesquisadores, citados pelo site especializado.

Carregar Mais