Alimentação
5 benefícios do consumo de abobrinha
O legume é rico em nutrientes e pobre em calorias, podendo até substituir as massas em receitas italianas
A abobrinha é considerada um legume versátil, podendo ser consumida crua ou cozida, até mesmo ralada em diferentes receitas. A maioria das vitaminas e minerais são encontrados na casca, portanto, certifique-se de mantê-la na hora do preparo.
De acordo com a nutricionista americana Stefani Sassos, em artigo publicado na última quarta (28/4) no site Good Housekeeping, uma abobrinha média possui apenas 33 calorias, 2 g de fibra, 2 g de proteína, 2% da dose diária recomendada de cálcio, 4% da dose de ferro, além de magnésio, potássio, vitamina B6 e 58% da dose recomendada de vitamina C.
“Você pode até usar abobrinha em pratos assados, molhos e muito mais. Purê de abobrinha adiciona volume e uma textura grossa sem usar creme também. Pelo seu sabor suave, ela combina bem com diferentes ervas e temperos”, diz a nutricionista no artigo.
De acordo com Stefani Sassos, o consumo regular do legume pode propiciar os seguintes benefícios para a saúde:
Pode combater a inflamação
Por ser rica em antioxidantes, a abobrinha pode ajudar a combater os radicais livres e evitar a inflamação. “Desfrute da abobrinha com a pele para obter todos os benefícios nutricionais, já que muitos dos nutrientes estão nela”, diz a especialista.
Ajuda no controle da glicose no sangue
Naturalmente pobre em carboidratos, esse legume pode ser uma ótima alternativa para quem faz dieta low-carb ou cetogênica. “O macarrão de abobrinha é uma ótima troca por espaguete e lasanha em muitas receitas, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue sob controle e a limitando os picos de açúcar causados pelo excesso de carboidratos refinados”, orienta a nutricionista no artigo.
A dica é usar metade da porção de linguine tradicional, por exemplo, e metade de macarrão de abobrinha. Ainda assim ajuda a reduzir significativamente a carga de carboidratos da refeição, mantendo o sabor típico da Itália. “O legume pode até ser feito em forma de chips na airfryer, proporcionando uma alternativa deliciosa e satisfatória com baixo teor de carboidratos”.
Promove a boa digestão
Tanto o teor de fibra quanto o de água na abobrinha podem ajudar a manter o intestino e digestão saudáveis. Segundo Stefani Sassos, o legume é considerado de baixo FODMAP (carboidratos difíceis de digerir), sendo uma excelente opção para indivíduos com síndrome do intestino irritável.
Pode auxiliar no controle do peso
A abobrinha é naturalmente pobre em calorias, mas abundante em nutrientes, o que a torna um ótimo complemento para quem faz dieta. “Além disso, ela possui alto teor de água e fibras, o que pode ajudar na manutenção da saciedade”, afirma a especialista.
Ela explica que trocar a massa tradicional por macarrão de abobrinha pode reduzir significativamente as calorias e carboidratos de uma refeição, mas fornecer a mesma saciedade.
Ajuda na saúde do coração
Uma abobrinha média é boa fonte de potássio, mineral que ajuda na função nervosa e muscular. “O potássio desempenha um papel importante para ajudar a manter os batimentos cardíacos regulares, e uma dieta rica nesse mineral pode compensar alguns dos efeitos nocivos do sódio na pressão arterial”, diz a nutricionista americana no artigo recém-publicado.
Por conter magnésio, a abobrinha também pode ajudar a manter o ritmo cardíaco estável.